segunda-feira, 8 de junho de 2009

PLANTÃO 08/06/2009: Nazismo



O termo Nazismo (do alemão: Nationalsozialismus) designa a política da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945, o Terceiro Reich. O nazismo é freqüentemente associado ao fascismo, embora os nazistas dissessem praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo (oposta ao socialismo internacional e totalitário). O nazismo também é anticapitalista, antiliberal[1] e racista.

A generalidade da esquerda rejeita que o nazismo tenha sido de fato socialista, apontando para a existência, ainda antes da tomada do poder por Hitler, de uma resistência comunista e socialista ao nazismo, para o carácter internacionalista do socialismo, totalmente oposto à teoria e prática nazista, e a manutenção, pelos nazistas, de toda a estrutura capitalista da economia alemã, limitada apenas pelas condicionantes de uma economia de guerra e pela abordagem àquilo a que os nazistas chamavam a questão judia. Porém esta questão é controversa, com alguns autores a referirem-se ao nazismo como uma forma de socialismo, apontando para a designação do partido, para alguma da retórica nazista e para a estatização da sociedade. Ludwig von Mises argumenta, por exemplo: "O governo diz a estes supostos empreendedores o que e como produzir, a quais preços e de quem comprar, a quais preços e a quem vender ... A autoridade, não os consumidores, direciona a produção ... todos os cidadãos não são nada mais que funcionários públicos. Isto é socialismo com a aparência externa de capitalismo". O próprio Hitler chegou a afirmar, em um de seus discursos, que o nacional-socialismo era socialista não na forma tradicional de socialismo, mas sim interpretando o socialismo como "exaltação do social". O nazista mais importante foi Adolf Hitler, que governou a Alemanha Nazi entre 30 de Janeiro de 1933 até ao seu suicídio a 30 de Abril de 1945, levou o Reich alemão à Segunda Guerra Mundial. Com Hitler, o nacionalismo étnico e o racismo juntaram-se numa ideologia militarista.

Depois da guerra, muitos nazis de primeiro plano foram condenados por crimes de guerra e contra a humanidade no Julgamento de Nuremberg.

O símbolo nazista é a suástica orientada no sentido dos ponteiros do relógio, sendo desenhada em um plano 5x5. O termo "nazismo" é freqüentemente - mas incorretamente - usado como sinônimo de "fascismo". Ao passo que o nazismo incorporou elementos estilísticos do fascismo, as semelhanças principais entre os dois foram a ditadura, o irredentismo territorial e a teoria econômica básica. Por exemplo, Benito Mussolini, o fundador do fascismo, não adaptou o anti-semitismo até se ter aliado a Hitler, enquanto que o nazismo foi explicitamente racista desde o início. O ditador espanhol Francisco Franco, freqüentemente chamado fascista, poderá talvez ser descrito como um monárquico católico reacionário que adotou pouco do fascismo para além do estilo.

QUESTIONÁRIO
1- PORQUE NÃO PODEMOS DIZER QUE FASCISMO E NAZISMO SÃO A MESMA COISA?
2- O NAZISMO ERA SOCIALISTA?
3- QUAIS OS FATORES QUE INFLUÊNCIARAM PARA O SURGIMENTO DA 1ª E 2º GGM?
4- QUAIS OS PAÍSES DE DESTAQUE DA 1ª GGM E NA 2ª GGM? COMO FICARAM CONHECIDOS?
5- DURANTE QUAL PERÍODO GOVERNOU A ALEMANHA O NAZISTA HITLER?
6- QUAL O JULGAMENTO QUE CONDENOU OS CARRASCOS NAZISTAS?
7- ONDE SURGIU O FASCISMO E QUEM ERA SEU LÍDER MÁXIMO?
8- COMO ESTAVA O BRASIL NA DÉCADA DE 20?
9- HAVIA ALGUMA INFLUÊNCIA NAZI/FASCISTA NA AMÉRICA DO SUL?
10- COMO ESTAVA A ALEMANHÃ ECONÔMICAMENTE NO PRÉ-GUERRA?
ENVIE PARA O E-MAIL DO PROFESSOR COM O ASSUNTO:
SIMULADO9ANO SEU NOME
samirblahoud@gmail.com
Até hoje, 08/06/2009 (hoje).

Nenhum comentário:

Postar um comentário