segunda-feira, 22 de junho de 2009

Arte cibernética e experimental

"Semelhante a uma praga (que não causa danos), espalha-se rapidamente. Por isso, Pragatecno, nome dado ao coletivo de DJs que se articula em seis cidades do Norte e do Nordeste."

1- Porque pragatecno e um termo praticamente pejorativo? E qual sua relação com a arte experimentalismo?


Série triboelétrica dos materiais

Apresentação
Alguns materiais, quando atritados aos pares (um contra o outro), geram mais cargas elétricas 'livres' do que outros pares. Uma vez que a eletrização de um corpo nada mais é que a quantidade de partículas carregadas 'em excesso' na superfície do material desse corpo, oriundas do processo do atrito, é de se entender que existem certos materiais que têm maior tendência de 'fornecer' elétrons (e assim tornarem-se positivamente eletrizados) ou de 'receber' elétrons (e assim tornarem-se negativamente eletrizados) do que outros.
A série triboelétrica é nada mais que uma lista de materiais, que mostra quais são aqueles que têm uma maior tendência de se tornarem positivamente eletrizados (+) e quais os que apresentam maior tendência de se tornarem negativamente eletrizados (-). Essa lista torna-se, assim, uma ferramenta indispensável para se determinar que combinação de materiais (que pares de substâncias devem ser atritadas) podemos usar para um eficiente processo de eletrização por atrito.

1- Dê exemplos de uma série triboelétrica.

O circuito elétrico pode ser definido como o percurso completo por onde os elétrons ou os portadores de carga podem entrar de um terminal de uma fonte de tensão, passando através de condutores e componentes, até chegar no terminal oposto da mesma fonte.

Um circuito elétrico é constituido basicamente por uma ou mais fontes de energia elétrica, fios condutores e algum elemento de circuito (que pode ser um indutor, capacitor, resistor, diodo, etc.).

2- Rafaela usa um pente de metal. Natalia usa um de fibra sintética. Qual das duas poderá ver faíscas enquanto penteia os cabelos?

Responda essas duas questões e envie para o e-mail do professor: samirblahoud@gmail.com

Até 26/06...Triboele seu nome.

PLANTÃO HISTÓRIA 22/06/2009

O estado totalitário contemporâneo:


A última centúria assistiu à gênese e ao desenvolvimento de uma nova espécie de estado, o estado totalitário.

As principais características históricas do estado totalitário contemporâneo são:

a)a ausência de alternância real do poder político, ausência essa conjugada, via de regra, com um sistema de partido político único;

b)a presença de uma ideologia política que delimita e explica totalmente toda a realidade social, ou pelo menos pretende delimitar e explicar na sua totalidade com base em premissas e argumentos pretensamente científicos (1); e

c)a existência de um aparelho burocrático altamente desenvolvido e de uma estrutura administrativa complexa a serviço do Estado e não a serviço do indivíduo e da Sociedade.

A partir das características acima mencionadas, entendo que o elemento de destaque no estado totalitário contemporâneo não é a mera estadolatria combinada com a onipotência duma determinada ideologia, isto é, a expansão desenfreada do Estado em detrimento da Sociedade como um todo e do cidadão comum em particular, expansão essa alicerçada numa determinada ideologia. O que caracteriza o estado totalitário contemporâneo é o controle repressivo e, regra geral, difuso do Estado e do seu aparelho burocrático sobre a Sociedade e sobre o indivíduo mediante o monopólio estatal dos componentes organizacionais básicos da Sociedade (produção e difusão da cultura popular, aí incluindo os meios de informações e de educação; controle dos mecanismos de mobilidade social; controle sobre a estrutura de transportes de massa e da estrutura de saúde pública; etc.). Este controle estatal sobre a Sociedade é permanente, e, via de regra, pretende ser o mais onisciente possível quanto à vida diária do cidadão.

Nos estados totalitários dos dias atuais, as eleições governamentais de todos os níveis (tanto para o Poder Executivo, quanto para o Poder Legislativo), quando existem, são maculadas por fraudes das mais diversas espécies, constituindo-se apenas numa mera fachada para a perpetuação do status quo político e social existente.

Os partidos políticos existentes nesses estados totalitários, quando existem, não passam de meras máquinas políticas vinculadas ao sistema burocrático estatal, máquinas políticas essas destituídas de um programa político concreto, real, visando os interesses da nação e da sociedade como um todo. Tais organismos políticos tem por função principal reforçar o controle político sobre a população, sendo que os seus membros acabam por constituir uma fração da elite burocrática do estado totalitário.

Neste sentido, o status político e social de membro do partido político oficial é suplementado por sanções negativas, não só a nível político, como também a nível social e até profissional: a expulsão do partido freqüentemente resulta na perda de privilégios sociais e até no rebaixamento de função no emprego ou mesmo a sanção extrema, qual seja a própria demissão do emprego público.

Em conseqüência de tal situação acima descrita não é de se surpreender que os partidos políticos que dão suporte aos estados totalitários contemporâneos sejam, tão-somente, gigantescas estruturas políticas artificialmente infladas no tocante a quantidade total de seus membros porquanto servem não só como canal de ascensão social e política como também mecanismos de preservação de inúmeros privilégios dos respectivos membros, notadamente aqueles insertos na cúpula partidária.

EXERCÍCIO:
1- O panorama político mundial de 1929 provocou uma certa intranquilidade no capitalismo mundial. Quais as principais características do totalitárismo contemporâneo?
2- Nos estados totalitários dos dias atuais, as eleições governamentais são confiáveis? Justifique.
3- Como eram os partidos nesses Estados Totalitários?

Responda as questões e envie para o e-mail do professor:
samirblahoud@gmail.com
Entregar até o dia 26/06...totalitarismo seu nome

terça-feira, 16 de junho de 2009

RESPOSTAS: AULA DE INFORMÁTICA: 16/06/2009


RESPOSTAS: O que é analfabeto e analfabetismo digital?

1) O que é um cookie?

Informação sobre você, seu computador ou algo em que você tenha clicado, que fica arquivada em seu computador

2) O que é um plugin?

Um pequeno programa de computador que adiciona recursos a outro software mais complexo

3) Scanners são ferramentas úteis para?

Digitalizar fotografias tradicionais e textos

4) O que é um blog?

Uma espécie de site pessoal, para registro frequente de informação

5) O que é um spam?

Uma gíria para designar e-mail indesejado

6) Quando algo está cacheado em seu computador, significa que?

Os dados acessados com mais frequência estão guardados no seu disco rígido

7) Quando os caracteres :-) aparecem em um e-mail, significa que o destinatário?

Está sorrindo para você

8) Os programas de comunicação instantânea, ou “instant messengers”, permitem fazer o quê?

Conversar em tempo real, de forma privativa, com mensagens por escrito

9) O que é SMS?

Um serviço de envio de mensagens curtas pelo telefone celular

10) Fazer um download significa?

“Puxar” um arquivo da internet para gravá-lo no seu computador

De 8 a 10 corretas: Parabéns, mas cuidado para não virar um nerd.

De 5 a 7 corretas: É melhor ter mais atenção as aulas do professor Samir.

Abaixo de 5: Meu Deus...você já ligou algum computador na vida?

AULA DE INFORMÁTICA: 16/06/2009


O que é analfabeto e analfabetismo digital?

Chamamos analfabetos àqueles que não sabem ler e escrever. Com o incremento participativo, vieram os analfabetos funcionais, aqueles que sabem ler e escrever mas não conseguem interpretar um texto, não assimilam sua mensagem.
Já repararam em filmes, gibis, revistas ou gravuras que as estalagens da Idade Média, na Europa, tinham um javali como “logomarca”?
Das vezes, nem mesmo escreviam o nome do estabelecimento ou de seu dono na placa pendurada na fachada: bastava o desenho de uma cabeça de javali.
Como o javali era caça apreciada, bastava para se passar a mensagem que naquele local se servia comida e repouso.
Assim acontecia porque o aprendizado da leitura e escrita era restrito a poucos, ao clero basicamente. Mesmo a nobreza era repleta de analfabetos.Falo então, do analfabeto digital que já reconhece o computador como uma máquina diferenciada de outros aparelhos. Esse analfabeto, é aquele que precisa ir ao banco todo mês para retirar seus proventos sociais e extratos do PIS, do FGTS, lidar com cartões magnéticos, senhas, etc…
Para isso, precisa entender os pedidos de senha da máquina, erros e mudanças ocasionais nos lay-outs e interfaces nas telinhas. Por mais intuitivas e amigáveis que se apresentem, o analfabeto digital encontrará dificuldades.
Como a modernidade, passamos a contar com outro tipo de analfabeto: o digital.

Você é um analfabeto digital?

Não passe vergonha nas conversas com os amigos. Veja se você está por dentro do vocabulário digital com um rápido teste!

Atenção: 
Você tem de responder todos os testes para obter o resultado correto
1) O que é um cookie?

2) O que é um plugin?

3) Scanners são ferramentas úteis para?

4) O que é um blog?

5) O que é um spam?

6) Quando algo está cacheado em seu computador, significa que?

7) Quando os caracteres :-) aparecem em um e-mail, significa que o destinatário?

8) Os programas de comunicação instantânea, ou “instant messengers”, permitem fazer o quê?

9) O que é SMS?

10) Fazer um download significa?

AS RESPOSTAS O PROFESSOR IRÁ POSTAR AO FINAL DA AULA.

Envie para o e-mail do professor, até cinco minutos antes do final da aula:

samirblahoud@gmail.com

Assunto: analfabeto seu nome



segunda-feira, 15 de junho de 2009

HISTÓRIA - AULAS 19 E 20: A 2ª GUERRA MUNDIAL














VIDEO SOBRE O HOLOCAUSTO, CONTÉM CENAS FORTES, DO YOUTUBE:

PLANTÃO DE INFORMÁTICA: APENAS OS ALUNOS DE PLANTÃO


VÁ AO SITE, OS ALUNOS DE NUMERAÇÃO ÍMPARES:

http://br.geocities.com/mestredosmagos69/hacker_oque.htm

DEPOIS:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hacker

RESPONDA O QUESTIONÁRIO ABAIXO:

1- O que é um Hacker?

2- Ha diferença de interpretações entre os dois textos? Quais?

3- Onde nasceu a palavra Hacker?

4- Existe uma ética hacker?

5- O que é um  white hat?

6- O que é um Newbie?

7- O que é um Lammer?

Enviar para o e-mail do professor com o assunto: Hacker seu nome, até o dia 22/06

samirblahoud@gmail.com

PLANTÃO DE CIÊNCIAS 9º ANO

VÁ AO SITE: http://ciencia.hsw.uol.com.br/miragem2.htm

LEIA O TEXTO "Como funcionam as miragens: Criando uma miragem"

Faça uma redação contendo assunto tratados nos texto desse site, com mínimo de 15 e máximo de 25 linhas, interpretando o texto e fazendo mais pesquisas no GOOGLE. Faça uma capa, insira fonte de pesquisa, o texto deve ser justificado e tamanho 14. Insira fotos pesquisadas no GOOGLE, juntamente com suas fontes, coloque nome, número e série e envie para o e-mail: samirblahoud@gmail.com

Esse trabalho fará parte do acervo necessário do trabalho bimestral, todos os alunos devem fazer, mesmo aqueles que não vieram ao PLANTÃO. Entregar até o dia 22/06/2009 imprimido e até o dia 21/06/2009 pelo e-mail citado, com o assunto: MIRAGENSFENOMENO SEU NOME. No trabalho de História o assunto deve ser: NAZISMONOSJORNAIS SEU NOME.


PLANTÃO DE HISTÓRIA DO 9º ANO


Vá ao site: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4314081,00.html 

Leia o texto "Romance de escritor argelino retrata nazismo no mundo árabe"

Depois, vá ao site: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u560332.shtml

Leia o texto "MPF denuncia brasileiro que praticava nazismo e racismo pelo Orkut"

Faça uma redação contendo assunto tratados nos texto desses sites, com mínimo de 15 e máximo de 25 linhas, interpretando o texto e relacionando os dois textos sobre o Nazismo. Faça uma capa, insira fonte de pesquisa, o texto deve ser justificado e tamanho 14. Insira fotos pesquisadas no GOOGLE, juntamente com suas fontes, coloque nome, número e série e envie para o e-mail: samirblahoud@gmail.com

Esse trabalho fará parte do acervo necessário do trabalho bimestral, todos os alunos devem fazer, mesmo aqueles que não  vieram ao PLANTÃO. Entregar até o dia 22/06/2009 imprimido e até o dia 21/06/2009 pelo e-mail citado. 

domingo, 14 de junho de 2009

ARTES AULA 13/14: A MUDANÇA DO OLHAR APÓS A FOTOGRAFIA/ CUBISMO






VIDEO DE PICASSO PINTANDO, DO YOUTUBE:

VIDEO DE SARAH BERNHARDT ATUANDO EM 1912, ESSA NEM "EU" IMAGINAVA QUE EXISTIA...VALEU YOUTUBE:

FÍSICA: AULA 15 "CARGAS ELÉTRICAS E ELETRIZAÇÃO"









ASSISTA AO VIDEO SOBRE CARGAS ELÉTRICAS, DO YOUTUBE:

terça-feira, 9 de junho de 2009

AULA DE INFORMÁTICA 10/06/2009

FTP: File Transfer Protocol. É o protocolo utilizado para a transferência de arquivos entre duas máquinas ligadas à Internet. Faz parte da biblioteca TCP/IP. 

O nome FTP também é dado aos programas, chamados clientes, que realizam a transferência do arquivo propriamente dita. 

A maioria dos Browsers vem com um Cliente FTP. 

Alguns Clientes FTP possuem um sistema para recuperar a transmissão de onde parou , em caso de falha. 

É utilizado, entre outras coisas, para atualizar os Sites hospedadas em máquinas remotas.


Gopher: Serviço de busca por sistema de árvores, mostra a ramificação dos diretórios.

Muito usado antes da grande disseminação da Internet, está ameaçado de extinção por falta de usuários adeptos ao sistema Gopher. Praticamente superado pelas Search Engines (Engenharias de Procura - ou sites de busca).

News: As categorias em que as informações (ou assuntos) são agrupados são denominados como newsgroup, organizados de forma hierárquica, partindo do tipo de atividade até o assunto propriamente dito (por exemplo, rec.misic.classic refere-se a música clássica, da atividade música, que é uma atividade recreativa);

JAVA: Java é uma poderosa linguagem de Programação Orientada a Objetos criada pela SUN. A linguagem Java foi criada de forma a poder ser executada nas diversas plataformas de trabalho diferentes disponíveis. Diferente de outras linguagens de programação, o Java, quando interpretados por Browsers, não tem permissão de gravar dados no disco rígido, sendo portanto uma linguagem "segura" (isto é, os programas escritos em Java podem ser executados sem riscos para as informações contidas no computador). Java poderia ser descrita como uma linguagem com toda a potencialidade do C++, porém sem a complexidade dos ponteiros que nele existem.

Plugins: São módulos que podem ser instalados no computador, que se inserem ao Browser, de forma que este passe a reconhecer os mais diversos formatos de informação. Diversas empresas criaram Plugins, permitindo assim visualizar gráficos vetoriais, vídeos, som, planilhas, ambiente VRML, etc.

Active X: Ambiente de Programação baseado em objetos. Arquitetura compatível com o Microsoft Windows 95 e criado pela mesma empresa objetivando criar mais agilidades e opções de novas aplicações mais pesadas. 

Por ser escrito na mesma linguagem que o próprio Windows, pode ser uma arma perigosa quando programado por pessoas de má fé.

EXERCÍCIOS: 

Faça uma pesquisa sobre "INTERNET II" no GOOGLE, países que aderiram a ela, qual o limite teórico da taxa de trasferência pela Internet 2 e qual o recorde de velocidade na Internet2?

Envie para o e-mail do professor:

samirblahoud@gmail.com

Assunto: INTERNET 2 SEU NOME

Até o dia 14/06


segunda-feira, 8 de junho de 2009

PLANTÃO 08/06/2009: Nazismo



O termo Nazismo (do alemão: Nationalsozialismus) designa a política da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945, o Terceiro Reich. O nazismo é freqüentemente associado ao fascismo, embora os nazistas dissessem praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo (oposta ao socialismo internacional e totalitário). O nazismo também é anticapitalista, antiliberal[1] e racista.

A generalidade da esquerda rejeita que o nazismo tenha sido de fato socialista, apontando para a existência, ainda antes da tomada do poder por Hitler, de uma resistência comunista e socialista ao nazismo, para o carácter internacionalista do socialismo, totalmente oposto à teoria e prática nazista, e a manutenção, pelos nazistas, de toda a estrutura capitalista da economia alemã, limitada apenas pelas condicionantes de uma economia de guerra e pela abordagem àquilo a que os nazistas chamavam a questão judia. Porém esta questão é controversa, com alguns autores a referirem-se ao nazismo como uma forma de socialismo, apontando para a designação do partido, para alguma da retórica nazista e para a estatização da sociedade. Ludwig von Mises argumenta, por exemplo: "O governo diz a estes supostos empreendedores o que e como produzir, a quais preços e de quem comprar, a quais preços e a quem vender ... A autoridade, não os consumidores, direciona a produção ... todos os cidadãos não são nada mais que funcionários públicos. Isto é socialismo com a aparência externa de capitalismo". O próprio Hitler chegou a afirmar, em um de seus discursos, que o nacional-socialismo era socialista não na forma tradicional de socialismo, mas sim interpretando o socialismo como "exaltação do social". O nazista mais importante foi Adolf Hitler, que governou a Alemanha Nazi entre 30 de Janeiro de 1933 até ao seu suicídio a 30 de Abril de 1945, levou o Reich alemão à Segunda Guerra Mundial. Com Hitler, o nacionalismo étnico e o racismo juntaram-se numa ideologia militarista.

Depois da guerra, muitos nazis de primeiro plano foram condenados por crimes de guerra e contra a humanidade no Julgamento de Nuremberg.

O símbolo nazista é a suástica orientada no sentido dos ponteiros do relógio, sendo desenhada em um plano 5x5. O termo "nazismo" é freqüentemente - mas incorretamente - usado como sinônimo de "fascismo". Ao passo que o nazismo incorporou elementos estilísticos do fascismo, as semelhanças principais entre os dois foram a ditadura, o irredentismo territorial e a teoria econômica básica. Por exemplo, Benito Mussolini, o fundador do fascismo, não adaptou o anti-semitismo até se ter aliado a Hitler, enquanto que o nazismo foi explicitamente racista desde o início. O ditador espanhol Francisco Franco, freqüentemente chamado fascista, poderá talvez ser descrito como um monárquico católico reacionário que adotou pouco do fascismo para além do estilo.

QUESTIONÁRIO
1- PORQUE NÃO PODEMOS DIZER QUE FASCISMO E NAZISMO SÃO A MESMA COISA?
2- O NAZISMO ERA SOCIALISTA?
3- QUAIS OS FATORES QUE INFLUÊNCIARAM PARA O SURGIMENTO DA 1ª E 2º GGM?
4- QUAIS OS PAÍSES DE DESTAQUE DA 1ª GGM E NA 2ª GGM? COMO FICARAM CONHECIDOS?
5- DURANTE QUAL PERÍODO GOVERNOU A ALEMANHA O NAZISTA HITLER?
6- QUAL O JULGAMENTO QUE CONDENOU OS CARRASCOS NAZISTAS?
7- ONDE SURGIU O FASCISMO E QUEM ERA SEU LÍDER MÁXIMO?
8- COMO ESTAVA O BRASIL NA DÉCADA DE 20?
9- HAVIA ALGUMA INFLUÊNCIA NAZI/FASCISTA NA AMÉRICA DO SUL?
10- COMO ESTAVA A ALEMANHÃ ECONÔMICAMENTE NO PRÉ-GUERRA?
ENVIE PARA O E-MAIL DO PROFESSOR COM O ASSUNTO:
SIMULADO9ANO SEU NOME
samirblahoud@gmail.com
Até hoje, 08/06/2009 (hoje).

domingo, 7 de junho de 2009

ARTES AULA 12: A INFLUÊNCIA DAS INDÚSTRIAS NAS ARTES




RESUMO DO FILME METRÓPOLES, DE FRITZ LANG, 1926:

terça-feira, 2 de junho de 2009

AULA DE CIÊNCIAS

LINK PARA CIÊNCIAS AULA 12: LIGAÇÕES QUÍMICAS

AULA DE INFORMÁTICA 03/06/2009





Olhar Digital - Qual o melhor browser para o seu computador?

QUESTIONÁRIO: FAÇA O TESTE DO VIDEO DO YOUTUBE NO BROWSER QUE ESTÁ USANDO AGORA!

Fiz o teste em casa, e no meu comutador o resultado foi:

http://service.futuremark.com/peacekeeper/index.action