

O fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919, durante seu governo (1922–;1943 e 1943–;1945). A alemanha hitlerista foi um regime totalitário com conotação fascista. houve em outros países:
- Espanha com Franco;
- Poryugal com Salazar;
- Brasil com Getúlio (influência).
Como características principais temos:
- Nacionalismo exarcebado;
- Aspirações imperialistas;
- Antiliberal e Antidemocrático;
- Anticomunista;
- Identificação entre ESTADO e Nação;
- Estado Forte;
Interesses Nacionais acima dos individuais/ No totalitarismo, as liberdades do indivíduo eram suprimidas e o povo era subordidado ao poder sem limites do Estado;Um traço característico do Fascismo foi o Corporativismo de Estado, realizado através de um Partido Único e de Sindicatos Nacionais subordinados ao Estado.
- Militarização;
O líder fascista foi em regra um ator exagerado, procurando seduzir as massas populares para o seu papel messiânico.
IMPORTÂNCIA: A juventude, é o caso da Juventude Hitlerista/ Opera Nazionalli Balilla. Benito Mussolini, num discurso proferido na Câmara dos Deputados no dia 26 de Maio de 1927, disse uma frase que define concisamente a ideologia do fascismo: "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado"
A Itália, após a 1ª GG mergulhou em crise economica.
Precisou de empréstimos externos.
O desemprego crescia.
Arrefecimento( declínio) crescia;
Greves;
Fábricas ocupadas por trabalhadores;
Temor das classe dominantes;
Comunismo como ameaça;
Sentimentos nacionalistas;
SURGE O FASCISMO ITALIANO;
Mussolini fundou o movimento fascista em 23 de março de 1919, numa reunião feita na cidade de Milão. Entre os membros fundadores estavam os líderes revolucionários sindicalistas Agostino Lanzillo e Michele Bianchi.
Em 1921, os fascistas passaram a desenvolver um programa que exigia a república, a separação da igreja do estado, um exército nacional, um imposto progressivo para heranças e o desenvolvimento de coperativas.
O estado fascista de Mussolini foi estabelecido aproximadamente uma década antes da chegada de Hitler ao poder. Tanto um movimentos como um fenômeno histórico, o fascismo italiano foi, em muitos aspectos, uma reação à falha aparente do laissez-faire e ao medo dos movimentos de esquerda, apesar de que as circustâncias na história intelectual devem ser consideradas, como o abalo do positivismo e o fatalismo generalizado do pós-guerra na Europa.
O fascismo foi de certa forma o resultado de um sentimento geral de ansiedade e medo dentro da classe média na Itália do pós-guerra, que surgiu no seguimento da convergência de pressões interrelacionadas de ordem económica, política e cultural.
O fascismo é uma corrente prática da política que ocorreu na Itália, opondo-se aos diversos liberalismos, socialismos e democracias.
A palavra fascismo adquiriu o significado de qualquer sistema de governo que, de maneira semelhante ao de Benito Mussolini, exalta os homens e usa modernas técnicas de propaganda e censura para não deixar as crianças verem coisas obscenas, fazendo uma severa arregimentação econômica, social e cultural, sustentando-se no nacionalismo e por vezes na xenofobia (nacionalismo étnico), privilegiando os nascidos no próprio país, apresentando uma certa apatia ou indiferença para com os imigrantes.
Benito Mussolini, agricultor e carpinteiro, fundou o partido fascista, originário de um movimento paramilitar que ele mesmo criara para combater as agitações e as greves organizadas por outros socialistas e movimentos de esquerda. O Fascio di Combatimento, ou Esquadra de Combate, que deu origem ao fascismo, buscou seu nome na expressão fascio, que significa feixe de varas.
O fascismo surgiu em tempo de crise, nas dificuldades económicas e sociais do primeiro pós-guerra, e na depressão dos anos 30, quando as elites políticas se mostravam incapazes de integrar as massas através da fórmula democrática parlamentar ou quando existia um crescimento socialista ou comunista paralelo assustando as classes médias.
Concepção filosófica. Apresenta o Fascismo como ação (prática) e pensamento (ideia) político.
Concepção ética. Tem uma concepção ética da vida, "séria, austera, religiosa": o fascismo desdenha a vida "cômoda";
Concepção histórica e realista. O homem é visto como um ser na história, num fluxo continuo em processo de evolução;
O indivíduo e a liberdade. A concepção fascista é definida como "antiindividualista", colocando o Estado antes do indivíduo;
QUESTIONÁRIO DE HISTÓRIA:
1- VOCÊ ACHA QUE O FASCISMO ERA DISCIPLINADOR?
2- PESQUISE NO GOOGLE SOBRE OS CAMISAS NEGRAS E FAÇA UM COMENTÁRIO(5 LINHAS) SOBRE ELES.
3- EXPLIQUE O QUE FOI O FASCISMO( 3 LINHAS);
4- PESQUISE SOBRE CORPORATIVISMO.
Envie para o e-mail do Professor:
samirblahoud@gmail.com
ASSUNTO: Fascismoitaliano seu nome, até o dia 21/05/2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário